sábado, 24 de maio de 2008

Ferrovia Norte-Sul: Ato público em Rio Verde

Rio Verde é o município escolhido para sediar a primeira audiência pública para tratar da implantação da interligação das ferrovias Norte-Sul / Ferronorte. O evento será realizado no dia 2 de junho, no salão do Sindicato Rural, às 10h, e contará com a presença de representantes das três esferas públicas. Participarão da solenidade os secretários de Estado de Agricultura e de Planejamento, Leonardo Veloso e Othon Nascimento, respectivamente, o prefeito Paulo Roberto Cunha, o presidente da Valec, Francisco das Neves, prefeitos de todos os demais municípios que serão cortados e que estarão à margem da ferrovia (Açailândia, Porto Franco, Araguaína, Guaraí, Alvorada do Norte, Porangatu, Uruaçu, Ouro Verde, Anápolis, Aparecida do Taboado e Santa Fé do Sul), além de convidados em geral.

No último dia 20, Leonardo Veloso, Othon Nascimento e Paulo Roberto Cunha participaram de uma reunião, em Brasília, para definir detalhes do ato público. Serão convidados para o ato representantes políticos, empresariais e produtores, de todos estados envolvidos - PA, MA, TO, GO, MS, SP - e de todos os municípios de Goiás. Para o secretário de Estado da Agricultura, Leonardo Veloso, a história de desenvolvimento de Goiás será marcada em antes e depois da construção da ferrovia, que vai cortar 12 municípios do Estado.

"A Ferronorte vai trazer para Goiás não só prestígio e facilidades, mas também muito desenvolvimento e riqueza". O prefeito de Rio Verde ressalta que a escolha se deve ao fato de se tratar de um importante município por onde vai passar a ferrovia. "Somos um pólo na área do agronegócio e escoamento dos grãos. A ferrovia vai facilitar muito o trabalho dos nossos produtores", frisa Paulo Roberto Cunha. Ele conta que nos próximos dias será feito um estudo aéreo da região, como parte das atividades para implantação da ferrovia. Esteve presente também na reunião o presidente da Valec, Francisco das Neves.

Ferrovia
A Ferrovia Norte-Sul, que liga Belém a Rubinéia, tem extensão de 2.629 quilômetros. Destes, o trecho concluído vai de Açailândia a Araguaína e os trechos em construção são: Araguaína a Palmas e Anápolis a Uruaçu. A previsão é a implantação dos trechos que ligam Belém a Açailândia, Anápolis a Rio Verde e Rio Verde a Rubinéia, além da licitação em torno do trecho de Palmas a Uruaçu.

Saiba mais...

Situação atual da ferrovia em Goiás
TRECHO
URUAÇU - ANÁPOLIS

Extensão: 280 km - 5%
executados
Conclusão: até o 2º
semestre de 2009

TRECHO
URUAÇU - PORANGATU

Extensão: 147 km
Ordem de serviço: abril de 2008

TRECHO
ANÁPOLIS - RIO VERDE

Extensão: 300 km
Conclusão: até dezembro de 2011

TRECHO
RIO VERDE - RUBINÉIA (SP)

Extensão: 380 km
Conclusão dos estudos: outubro de 2008
Conclusão da obra: julho de 2011

Fontes: Prefeitura Municipal de Rio Verde e Valec

Um comentário:

mauro rodrigues disse...

essas pessoas que perde a teta não gosta de ver ninguem no seu lugar né pessoal.